Plenária do Comitê pela Democratização da Comunicação do Ceará

O Comitê pela Democratização da Comunicação do Ceará, regional do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), convoca para plenária estadual, marcada para o dia 19 de outubro de 2015 (segunda-feira), às 18h30, na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) – Rua Joaquim Sá, 545 – Dionísio Torres.
Proposta de pauta do encontro:
- Recomposição do Comitê Ceará (mobilizar antigos e novos parceiros)
- Eleição da Coordenação Colegiada do Comitê
Peço, por favor, que confirmem presença.
Plenária FNDC/CE
Segunda-feira, 19 de outubro de 2015
18h30 - Local: Sindjorce (Rua Joaquim Sá, 545 – Dionísio Torres - Fortaleza/CE)
Breve histórico:
O debate de reorganização, mas também de renovação da coordenação do FNDC no Ceará foi iniciado há dois anos. Desde lá, a atual coordenação tenta realizar a eleição de nova coordenação do Comitê Local. Foram inúmeras as tentativas, adiadas por proposta das entidades filiadas ao longo dos últimos encontros. Apesar disso, a tentativa de mobilizar o grupo não parou, tendo a vista organizações de inúmeras agendas locais e em todo o estado, como seminários e a organização de semanas pela democratização da comunicação.
Sendo assim, acreditamos que é hora de voltar ao debate de criar, a partir de agora, uma composição colegiada para a coordenação do Comitê, eleita a cada dois anos, composta por três entidades, com as seguintes atribuições (o mesmo que já havia sido acordado nas reuniões passadas):
1. Coordenação Institucional: responsável pela secretaria executiva, sede, captação e manutenção de recursos do Comitê;
2. Coordenação de Mobilização e Comunicação: responsável pela política de comunicação e mobilização do Fórum, acionando suas atividades, filiadas e temáticas;
3. Coordenação de Formação e Conteúdo: responsável pela organização, estruturação e execução de atividades e temas trabalhados pelo movimento pela democratização da comunicação, assim como acompanhamento da pauta no Brasil.
A sugestão é que todos os três perfis trabalhem coletivamente para a manutenção do comitê e suas relações externas, ampliando o lastro do trabalho desempenhado pelo Fórum no Ceará.
Interessante seria que as entidades que compõem o Comitê levem propostas de nomes para esta plenária.
O que é Comitê pela Democratização da Comunicação?
O Comitê Regional pela Democratização da Comunicação do FNDC foi criado em 2005, a partir da articulação do Sindjorce e envolvendo inicialmente o Conselho Regional de Psicologia - Regional 11 (CRP-11) e a Associação de Ouvintes de Rádio do Ceará. Em sua plenária de instalação, em 13 de outubro de 2005, o Comitê recebeu, além dos citados acima, as adesões do Sindicato dos Empregados das Empresas Gráficas no Ceará (Sintigrace), do Curso de Jornalismo da Faculdade Integrado do Ceará (FIC), da Associação Cearense de Imprensa (ACI), da Coordenadoria de Comunicação Popular da Prefeitura de Fortaleza, e da Sociedade Cearense de Jornalismo Científico e Cultural da Universidade Federal do Ceará (UFC).
O Comitê trabalha neste momento na sua reorganização e na construção de uma nova agenda de trabalhos com o grupo de entidades filiadas, ações até então pautadas, nos últimos anos, pela realização da Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), ocorrida em 2009, seguida pela discussão dos conselhos nacional e estadual de comunicação, o marco regulatório e, dentro dele, a implementação das decisões encaminhadas pela Confecom. Outras informações em: www.fndc.org.br
Atenciosamente,
Rafael Mesquita
secretário-geral Sindjorce
Coordenador FNDC/CE
(85) 98867.5620 - Tim / 3247.1094 (Sindjorce)​

Comentários