Jean Wyllys: O golpe da carta

O golpe da carta (temos algo a Temer?)
‪#‎CartaDoTemer‬
A carta que "vazou" para a imprensa teria sido escrita, supostamente, do vice-presidente Michel Temer para a presidenta Dilma Rousseff, um documento "confidencial e pessoal". Mas, vejam só, macacos velhos na comunicação nunca viram uma carta pessoal feita para ser manchete se o objetivo não fosse esse. A carta não tem nada de pessoal e confidencial; muito pelo contrário, é "bombástica" no estilo, conteúdo e formato, exatamente como aquelas em geral abertas para a imprensa. Leiam e percebam a construção do texto, claramente feita para exposição e consumo midiático. A destinatária da carta nunca foi a Dilma, mas a redação dos jornais! O nome disso é cinismo!
O vice-presidente, um velho operador político do PMDB que estes anos todos foi muito bem pago pelo poder público para atuar como garantia da coligação desse partido com o PT (coligação cujo custo o PT está pagando), acha que ninguém vai perceber que, se o problema dele fosse a "desconfiança" da chefe Dilma com relação a ele e ao PMDB, seu partido, ele deveria ter enviado essa carta há uns bons anos, né não? Ela está chegando muito atrasada porque tem, na verdade, outro objetivo: deixar bem claro que Temer está disposto a assumir a Presidência. É uma mensagem para a bancada do PMDB no Congresso, para a oposição de direita que poderia compor um governo de transição com ele, para os jornais, para os mercados e, talvez, para o próprio PT, que entenderá que o preço para evitar tudo isso será caro, muito mais caro ainda do que foi, até agora, a "lealdade" dos seus supostos aliados.
Percebam que Temer "corta na carne" e cita negativamente Leonardo Picciani, líder do PMDB na Câmara, que se aproximou do governo do PT e se coloca cada vez mais frontalmente contra Eduardo Cunha (PMDB), desde que o presidente da Câmara tentou cortar suas asas no seu reinado. A luta interna do PMDB — desesperados brigando pelo queijo — está afundando o Brasil!
O jornal O Globo, insuspeito de governismo, admitiu pela boca de Waack que o governo está "destruindo o que há de base jurídica para o impeachment". Mas a questão não é essa: esse impeachment não tem a ver com as pedaladas fiscais (e muito menos com os verdadeiros defeitos desse governo, que provocaram sua perda de popularidade); não é isso que o motiva, mas apenas uma luta pelo poder protagonizada por uma facção política que despreza a democracia, liderada por um bandido com contas na Suíça. Em entrevista nessa segunda-feira, Cunha disse que o Brasil passa por um problema grave e relacionou isso com o fato de que há "crises internas nos partidos". Essas crises internas (a luta descontrolada pelo poder que ele, Temer e outros protagonizam) estão passando por cima das instituições, da Constituição e das regras de jogo democráticas.
Será que, depois de chantagear o governo do PT para evitar sua cassação no Conselho de Ética da Câmara, ele resolveu chantagear os próprios parlamentares do PMDB que estão se dividindo quanto à ideia de emplacar um impeachment a qualquer custo? (leia-se: um golpe branco, pressionado pelo poder das grandes corporações e do grande capital).
O cenário político inspira estado de alerta para movimentos sociais, ONGs, associações políticas, sindicais e para a população em geral. Precisamos ficar atentos à manutenção inegociável das instituições democráticas. Não se trata de defender o governo Dilma, que é indefensável por muitos motivos. Trata-se de defender a democracia e de impedir que a quadrilha que já tomou o parlamento, impondo uma agenda conservadora e fascista de retrocesso civilizatório e perda de direitos, tome totalmente o poder institucional e nos afunde num período sombrio e perigoso no qual todas as liberdades e todas as conquistas sociais do Brasil pós-ditadura podem estar em perigo.
https://www.facebook.com/jean.wyllys/posts/994174267297247:0

Comentários

#OcupaCongresso #OcupaçãoDoCongressoJá! Povo unido do Brasil, Movimentos Socias e MST! Avisa a essa quadrilha de paleolíticos golpistas de Brasília que isso vai acabar . Vamos fazer um passa fora nestas raposas velhas fedidas vencidas, pre históricas!

Precisamos da juventude, a fila anda! Que venham outros paradigmas sociais para novos rumos na política! Chega! que nojo das múmias 'profissionais' aboletadas no Congresso, na Câmara, no STF, na PM, no MPF, etcs !!!

Avisa aí que o povo não suporta mais tanta porcaria! Precisamos reagir e evoluir! #OcupaCongresso! ou #OcupaçãoDoCongressoJá!

Aos corruptos, que relincham 'imptima' 24hs no ar, na cúmplice TvGlobo e nas r #OcupaCongresso #OcupaçãoDoCongressoJá! Povo unido do Brasil, Movimentos Socias e MST! Avisa a essa quadrilha de paleolíticos golpistas de Brasília que isso vai acabar . Vamos fazer um passa fora nestas raposas velhas fedidas vencidas, pre históricas!

Precisamos da juventude, a fila anda! Que venham outros paradigmas sociais para novos rumos na política! Chega! que nojo das múmias 'profissionais' aboletadas no Congresso, na Câmara, no STF, na PM, no MPF, etcs !!!

Avisa aí que o povo não suporta mais tanta porcaria! Precisamos reagir e evoluir! #OcupaCongresso! ou #OcupaçãoDoCongressoJá!

Aos corruptos, que relincham 'imptima' 24hs no ar, na cúmplice TvGlobo e nas ruas, como última tentativa de se safarem impunes dos seus crimes, um recado:

#NãoFicaráPedraSobrePedra #DoaAQuemDoer #DilmaFica #CunhaNaCadeia #Lula2018

#FimDaPM! #ImpeachmentDoAlckmin #OcupeSãoPaulo Em frente!! #FimDaRedeGlobo
#ChegaDeAlckmin >> #PeloFimDeGovernosTucanos #DilmaFica #CunhaNaCadeia

#FimDoPolíticoProfissional #EleitorBurroProfissionalizaOPolíticoEsperto #FimDoPMDB #FimDoPSDBuas, como última tentativa de se safarem impunes dos seus crimes, um recado:

#NãoFicaráPedraSobrePedra #DoaAQuemDoer #DilmaFica #CunhaNaCadeia #Lula2018

#FimDaPM! #ImpeachmentDoAlckmin #OcupeSãoPaulo Em frente!! #FimDaRedeGlobo
#ChegaDeAlckmin >> #PeloFimDeGovernosTucanos #DilmaFica #CunhaNaCadeia

#FimDoPolíticoProfissional #EleitorBurroProfissionalizaOPolíticoEsperto #FimDoPMDB #FimDoPSDB
Luis Lima disse…
Jean Wyllys;de onde você tirou a idéia, de que o governo Dilma é indefensável?O Governo vem sendo é sabotado...e tem mais;além dos inimigos naturais ao governo progressista de Dilma ,do PT e "aliados",temos que lidar,com militantes da chamada "ultra-esquerda-sectária", principalmente os ligados ao PSOL(seu partido),que ajudaram,e muito,a fomentar a escalada do ódio e do golpismo que hoje transbordou da panela do nazi-fascismo tupiniquim.Pessoas sem qualquer responsabilidade com as bandeiras e as camadas sociais que juram defender, que desde que a direita começou a tentar derrubar Lula, em 2005, passaram a nos atacar com fúria às vezes maior do que um Bolsonaro da vida.E sempre movidos a rancor, recalque ou acovardados atrás de um purismo ridículo e inviável que usam apenas para nunca precisar virar vidraça.Em 2014, quando as manifestações pelo transporte público perderam o rumo e foram sequestradas pela direita,Vocês,CONTINUARAM a dar todo apoio a elas e a inflamar seus militantes a participar delas, o que resultou na trágica morte de um cinegrafista da TV Bandeirantes.Claro que depois dessa morte,vocês tiraram o corpo fora,como todo bom covarde sempre faz, e saíram falando que não tinham nada a ver com isso.
Vamos dar nomes a alguns bois: Gilberto Maringoni, Luciana Genro, Chico de Oliveira, Plínio de Arruda Sampaio (falecido), Rafael Tsuvako e vários outros que nem lembro ou nem vale a pena perder tempo citando.
Dilmachadão disse…
É de rir ou chorar? O pt e o pmdb sempre trabalharam para atender suas conveniências! A nossa História está aí para quem quiser estudá-la. Nunca, nunquinha em tempo algum elles trabalharam pelo país. Agora precisam uns dos outros para salvarem seus mandatos. Esse casal nunca conseguirá nem divórcio litigioso. O planalto, nuncantesnahistóriadextepaif, foi sempre um balcão de negócios para esses dois partidos ORCRIM e seus aliados.
Anônimo disse…
Temer se rebaixou a um nível de desqualificação tal associando-se à escória petista que será impossível reverter a imagem desgastada. Quem com porcos se junta come farelo....e permanecerá sujo.