Isabel Mota participará de comitiva da Abradep que debaterá a Reforma Política em Brasília

Nesta quinta-feira (1º/12), a advogada Isabel Mota participará de reunião da Comissão Especial de Reforma Política, na Câmara dos Deputados, em Brasília. A eleitoralista cearense será uma das convidadas na comitiva da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep). Na ocasião, o coordenador-geral da entidade, Rodolfo Viana, apresentará as propostas da Academia, que foram aprovadas entre seus membros. “A idéia é abrir um canal de participação da entidade, de diálogo, em relação a pontos que ainda serão votados na Reforma”, diz Isabel. A reunião acontecerá a partir das 9h30.
“A necessidade de novas mudanças nas regras eleitorais ficaram mais evidentes após as eleições municipais deste ano. Elas foram as primeiras depois da Reforma Eleitoral. Existem ainda divergências em relação a pontos como o sistema de votação e questionamentos sobre algumas regras, inclusive sobre o endurecimento delas”, destaca Isabel.
A comissão foi instalada logo após as eleições municipais deste ano, com o intuito de analisar propostas de mudanças nas regras políticas e eleitorais. Seus trabalhos podem ir até 2018, mas os deputados pretendem agilizar o processo, para que no ano que vem as propostas já estejam sob análise do Senado. 
A Abradep foi fundada em 2015. Tem sede em Brasília e é composta por profissionais de várias formações (advogados, professores, juízes eleitorais, membros do ministério público, profissionais da comunicação social, cientistas políticos, entre outros). A Academia tem como objetivo de “fomentar o debate equilibrado, transparente, objetivo e qualificado sobre a reforma política, promovendo a difusão de temas referentes ao direito eleitoral e a intersecção entre direito e política”.
Isabel Mota
Advogada cearense, especialista em Direito Eleitoral. Sócia-proprietária da Mota Advogados Associados, atua prioritariamente nas áreas do Direito Eleitoral, Administrativo e Municipal. Uma das fundadoras e conselheira fiscal da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep); participou da criação e é membro da Instituição Brasileira de Direito Público (Ibdpub).
Assessoria de Imprensa da Advogada Isabel Mota
Jornalista Lanna Roriz
lannaroriz@gmail.com I (85)98899.4919

Comentários