Governado por petista, Piauí é destaque em Matemática

Reportagem mostra que escola no Estado se sobressai no ensino da matéria
O Piauí foi destaque em reportagem no jornal Folha de S.Paulo nesse domingo (9). A matéria abordava o mau desempenho do Brasil em matemática. Segundo o jornal, mesmo alunos de escolas particulares do país apresentavam um resultado fraco nessa área. Neste cenário, porém, o Piauí, estado administrado pelo governador petista Wellington Dias, está no caminho inverso.
A reportagem destacou a escola estadual Augustinho Brandão, em Cocal dos Alves, no interior do Piauí. De baixa renda, a escola acumula 131 medalhas em Olimpíadas de Matemática. Além disso, segundo o jornal, ela apresenta os melhores resultados no Enem para instituições com o mesmo nível socioeconômico – baixa renda e baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) – e resultado superior à média nacional.
No ano passado, segundo a a reportagem, 15 dos 18 alunos do último ano entraram para alguma universidade pública.  Enquanto no Brasil apenas 14% dos alunos aprenderam o conteúdo de matemática exigido para o nono ano, na Augustinho Brandão, esse número é de 83%.
“Chegamos agora a 224 municípios com ensino técnico (todos) e 147 municípios com ensino superior pela Universidade Estadual do PI e UFPI. Ou seja, dois terços dos municípios.  Na primeira semana de dezembro, mais 77 municípios vão receber alguma dessas universidades e vamos chegar a todos municípios”, afirmou o governador Wellington Dias.
Dias já havia exercido o cargo por oito anos, de 2003 a 2010, quando foi eleito senador. Em 2014, retornou ao governo do Estado e desde então tem realizado mudanças estruturais em seu Estado. Na posse da presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, a presidenta eleita Dilma Rousseff lembrou da grande melhora do Piauí desde 2003, quando era o Estado mais pobre do país.
“Quando chegamos ao governo em 2003 o Piauí era o Estado mais pobre do país, hoje ele mostra toda a dedicação e empenho que foi investida no Piauí tanto do governo federal mas também com a liderança do companheiro Wellington”, afirmou ela. Fonte: PT Senado.

Comentários