O Papel da Mídia e sua Influência na Democracia - #LulaLivre

O MERCADO DE NOTÍCIAS
O Papel da Mídia e sua Influência na Democracia é tema do CineJorCE, cineclube do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), que no dia 14 de abril (sábado), às 10h, no Cine Benfica (2º piso do shopping) exibe e debate o filme "O mercado de notícias".
O evento, realizado em parceria com o Coletivo Comunicadores Pela Democracia e o Shopping Benfica, será gratuito. Entre os convidados já confirmados para o bate papo está Carla Michele Quaresma (mestra em Sociologia e professora universitária) e a presidente do sindicato, jornalista Samira de Castro. A mediação ficará a cargo do secretário-geral do Sindjorce e diretor de Educação da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Rafael Mesquita.
A exibição do documentário, dirigido por Jorge Furtado, marca também a reestreia do projeto CineJorCE. No filme, 13 jornalistas - Bob Fernandes, Cristiana Lôbo, Fernando Rodrigues, Geneton Moraes Neto, Janio de Freitas, José Roberto de Toledo, Leandro Fortes, Luis Nassif, Maurício Dias, Mino Carta, Paulo Moreira Leite, Raimundo Pereira e Renata Lo Prete - realizam a análise crítica dos meios de comunicação brasileiros.
O documentário discute a partidarização política dos órgãos de imprensa, os interesses comerciais das grandes empresas de comunicação, a mercantilização da notícia, ética profissional e o advento da internet e como esta está estabelecendo uma nova relação entre os geradores de notícias e o público.
O roteiro tem como linha condutora a peça homônima do dramaturgo inglês Ben Jonson, que faz uma leitura irônica, crítica e ácida da transformação da informação em mercadoria.
Por Rafael Mesquita - #LulaLivre

Comentários